quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Adidas e Seleção da África do Sul – Belo exemplo de Marketing 360

A Adidas lançou a bola que será usada na Copa do Mundo de 2010 pouco antes do sorteio dos grupos do torneio para aproveitar o barulho do evento. Para amplificar ainda mais seu lançamento, fez uma exposição gigante, em frente ao auditório onde o sorteio aconteceria, com os modelos das bolas de todas as copas desde 1970, quando começou a ser a fornecedora oficial da FIFA (abaixo).

Para gerar a expectativa quanto ao design da nova bola, a empresa colocou-a na mostra, que começara semanas antes, coberta com uma pano preto (abaixo) até data dos eventos.

O conceito das bolas gigantes também foi usado nos pontos-de-venda, em uma loja modelo próxima ao local onde o sorteio ocorreu, que recebeu exatamente 2010 Jabulanis (nome da nova bola) para venda (abaixo).

Para gerar envolvimento também com a imprensa, a Adidas enviou, em contagem regressiva para o lançamento, e-mails diários com as características de cada uma das bolas que já haviam rolado nos gramados das copas anteriores.

Um comentário:

  1. Boa noite Guilherme, adorei esta matéria, até porque serviu de base para um trabalho acadêmico.

    Obrigado.

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